GeovannaAquaFish
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Pirarucu(Arapaima gigas)

Ir para baixo

O Pirarucu(Arapaima gigas) Empty O Pirarucu(Arapaima gigas)

Mensagem por Wellington Qua maio 25, 2016 3:13 pm

O Pirarucu(Arapaima gigas) Piraru10



          É "o" maior peixe de água doce do mundo. Pode atingir 4,5m e seu peso pode ultrapassar a marca dos 300kg. É um peixe que é encontrado geralmente na bacia Amazônica. Com mais frequência nas áreas de várzea, onde as águas são mais calmas. Costuma também viver em lagos e rios de águas claras e ligeiramente alcalinas, com temperaturas que variam de 24 °c a 37 °c, não sendo encontrado em zona de fortes correntezas e águas ricas em sedimentos.
Também conhecido como o bacalhau da Amazônia, o nome "Pirarucu" vem de dois termos tupis: pirá, "peixe" e urucum, "vermelho", devido à cor de sua cauda.
          Esta espécie de peixe possui características biológicas e ecológicas bem distintas. Sua cabeça é achatada e ossificada, com um corpo alongado e escamoso; possui dois aparelhos respiratórios, as brânquias, para a respiração aquática e a bexiga natatória modificada, especializada para funcionar como pulmão, no exercício da respiração aérea, obrigatória principalmente durante a seca, ocasião em que os peixes formam casais, procuram ambientes calmos e preparam seus ninhos, reproduzindo durante a enchente; é papel do macho proteger a prole por cerca de seis meses. Os filhotes apresentam hábito gregário, e durante as primeiras semanas de vida, nadam sempre em torno da cabeça do pai, que os mantém próximos à superfície, facilitando-lhes o exercício da respiração aérea.

          Apesar de ser uma espécie resistente, suas características ecológicas e biológicas o tornam bastante vulnerável à ação de pescadores. Os cuidados com os ninhos, após a desova expõe os reprodutores à fácil captura com redes de pesca ou arpão. Durante o longo período de cuidados paternais, a necessidade fisiológica de emergir para respirar ocorre em intervalos menores, ocasião em que os peixes são pescados. O abate dos machos nestas circunstâncias e também a longa fase de imaturidade sexual dos filhotes, conhecidos como "bodecos" onde seu peso varia entre 30 e 40 quilos, propicia a captura destes por predadores naturais como as piranhas, fazendo assim com que o sucesso reprodutivo da espécie seja diminuído.

         O Pirarucu não apresenta dimorfismo sexual externo, salvo quando em época de reprodução, que apresenta diferenças nas colorações de suas escamas.


Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Actinopterygii
Ordem:Osteoglossiformes
Família:Osteoglossidae
Género:Arapaima
Espécie:A. gigas

Wellington
Admin

Mensagens : 8
Data de inscrição : 24/05/2016
Idade : 33
Localização : Angra dos Reis-RJ

http://pirapeixes.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos